Recentemente aqui:

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tudo Azul - Eu Apoio

Ontem, 02 de abril, foi dia mundial de conscientização do Autismo.
Eu não pude fazer essa postagem ontem, mas acho que temos que nos conscientizar todos os dias, porque apesar de atingir  muito mais crianças que a AIDS, câncer  ou a diabetes, a  divulgação é muito pouca, e o preconceito, infelizmente ainda existe.
Eu, tenho um carinho a mais com o assunto, porque há mais ou menos 3 anos, eu me tornei mãedrasta de um menino autista/asperger.
E, fui vitima de "pré" conceito, por parte da minha própria família, afinal, eu já sou mãe de um hemofílico, e agora ia ser madrastra de um garoto "doente" um autista.
Gente, confesso, fiquei com muita raiva, muita mesma, não consegui sequer chorar, porque a indignação era enorme, pô, eu lutei a minha vida toda contra o preconceito com a hemofilia,e agora estava sendo vítima de um outro tipo de preconceito, agora com o autismo.
É, não desisti, muito pelo contrário, isso me deu mais força, força pra pesquisar, pra conhecer mais, pra poder ajudar meu anjinho azul.

Alguns dados são fundamentais, para conhecermos o auitsmo,  são eles:

O autismo é um transtorno neurobiologico, que afeta mais meninos do que meninas, estudos comprovam que pra cada 5 crianças autistas, apenas 1 menina tem o transtorno,esse transtorno afeta principalmente 3 habilidades:

  • Interação social
  • Comunicação - Linguagem
  • Comportamento

A criança autista nos dá algumas pistas, desde cedo, mas infelizmente, a maioria dos pais, só vão diagnosticar depois de 4 anos, antes acha que é normal, coisas que devemos sempre ficar de olho, qualquer atraso que fuja do normal no desenvolvimento do bebê, é bom o pai observar, lógico, não é ficar neurótico, mas observar, procurar uma segunda opinião, nem sempre o médico concorda com os pais, mas se você e pai e acha que tem algo diferente, e discorda da opinião do médico, procure outro, quanto mais cedo começar o tratamento, melhor será a interação da criança com a sociedade.




A dificuldade de socialização do autista é bem difícil, mas com a terapia certa, eles melhoram muito.  Aqui em casa, temos um menino "galanteador" que encanta várias pessoas com a sua conversa.


A causa do autismo ainda é desconhecida, mas nós aqui em casa, acreditamos que a genética ajudou.  Desconfiamos após observar as atitudes e comportamentos do avô materno, que o mesmo era portador da síndrome de Asperger, embora nunca tenha sido diagnosticado.
No fundo, o que temos que parar é de agir como se as coisas só acontecessem no quintal do vizinho, e lembrar que todos somos iguais, apenas alguns mais iguais que os outros.

Ano passado falei sobre Autismo Aqui.
As gravuras foram retiradas das paginas sobre o autismo que acompanho no facebook, AquiAqui e Aqui.

Beijos azuis no coração de vocês.

Jack Lins


9 comentários:

  1. Bom dia Jack
    É triste saber que nos dias atuais ainda se sofre com o preconceito não é? Parabéns pelo excelente artigo. É através do conhecimento que as pessoas serão capazes de desconstruir seus velhos e arraigados conceitos preconcebidos.
    beijos no coração

    ResponderExcluir
  2. oi lindeza.. tbem acho que a conscientização tem ke ser todo dia.. adorei a postagem.. bjokas e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Muita sensibilidade é o que você tem! Preconceito nos tempos de hoje é ridículo e ofensivo.
    Parabéns pelo seu carinho com as crianças.
    Vou passar esta postagem para meu Face, ok?
    Tenho amigas com filhos portadores.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Jack,

    Temos que conscientizar sim. Ótimo post.
    Outro dia vi um filme lindo, não sei se você já viu, se chama "Meu nome é Khan", e trata-se de um autista.
    Me emocionei com a história. Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse filme, mas vou procurar. Obrigada pela dica. bjs

      Excluir
  5. Lindo seu post, Jack! Nós vestimos azul e apoiamos a conscientização! beijo querida

    ResponderExcluir
  6. É necessário estar atento e agir o mais breve possível e acima de tudo ter muito carinho e amor, sempre.
    Bjos, Mari

    ResponderExcluir
  7. Lindo post...

    (`'•.¸(`'•.¸ UM¸.•'´)¸.•'´)
    (_¸.•'´ GRANDE `'•.¸_)
    (_¸.•'´)ABRAÇO(_¸.•'´)

    Já conhece o SEGUNDA EU COMEÇO? Passa lá

    http://segundaeucomecooficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos e,
Obrigada por visitar meu cantinho e deixar aqui o seu comentário.
Grande beijo.